#PRESS RELEASE

OC repudia condenação do repórter Fabiano Maisonnave pelo TJ de Mato Grosso

Nota da coordenação do Observatório do Clima

02.02.2023 - Atualizado 11.03.2024 às 08:30 |

A coordenação do Observatório do Clima repudia a surreal condenação do repórter Fabiano Maisonnave e do jornal Folha de S.Paulo pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O jornalista e o veículo foram condenados e tiveram recurso negado pelo desembargador Claudio Zeni Guimarães simplesmente por publicarem dois fatos amplamente conhecidos sobre a ex-secretária-adjunta de Meio Ambiente do Estado, Maureen Lazzaretti – a saber, que ela advogava para acusados de crimes ambientais e foi presa em 2005, durante operação contra a exploração ilegal de madeira, mas foi libertada e não acusada na Justiça.

O TJ entendeu que, ao enunciar o fato numa reportagem sobre madeira ilegal de 2018, o repórter havia difamado a então secretária-adjunta, mesmo tendo a reportagem destacado que a prisão não gerou acusação e mesmo tendo o jornalista, como ditam as regras da profissão, registrado a versão da Secretaria de Meio Ambiente em seu texto.

Fabiano Maisonnave é um dos melhores repórteres do Brasil, com mais de 20 anos de experiência em diversas áreas, sempre primando pela exatidão do que escreve e pelo interesse da sociedade. É preocupante que agentes públicos venham recorrendo a práticas que podem ser descritas como lawfare para intimidar e silenciar jornalistas e outros membros da sociedade civil encarregados de vigiar o poder. O OC espera que a decisão do TJ-MT seja revertida em instâncias superiores.[:][:]

Nossas iniciativas