#PRESS RELEASE

Nota sobre caso de racismo contra o advogado Nauê Pinheiro de Azevedo

Assessor jurídico do OC sofreu discriminação no STF

30.03.2022 - Atualizado 11.03.2024 às 08:30 |

O Observatório do Clima manifesta sua repulsa e seu repúdio em relação ao caso de racismo contra o advogado Nauê Pinheiro de Azevedo, ocorrido na tarde da última terça-feira (29) no estacionamento do Supremo Tribunal Federal. Assessor jurídico do OC e membro do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil, Azevedo foi tratado como se fosse motorista de três colegas quando tentava estacionar seu carro para reuniões com ministros da Corte por ocasião do julgamento histórico de sete ações ambientais hoje (30).

Para além das necessárias responsabilizações institucionais, o episódio expõe quão estrutural é o racismo no Brasil, e quão racistas são as lentes pelas quais a sociedade de minoria branca enxerga não apenas negros, mas também mulheres e indígenas.

Nauê Pinheiro é um advogado brilhante, escolhido pelo OC para representar a rede no julgamento histórico de sete ações ambientais nesta quarta-feira pelo STF. Tê-lo na nossa equipe é uma honra, e o papel que ele desempenhará no julgamento de hoje nos enche de orgulho.

Contatos para a imprensa

Claudio Angelo
claudio@oc.eco.br
+5561 9 9825-4783

Solange Barreira
solange@pbcomunica.com.br
+5511 9 8108-7272[:][:]

Related

Nossas iniciativas