Carlos Klink é o novo número dois do Ministério do Meio Ambiente
O biólogo paulista Carlos Klink é o novo secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente. Ele foi nomeado nesta segunda-feira para o lugar de Francisco Gaetani, que assume a secretaria-executiva do Ministério do Planejamento.
Klink ocupava a secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA. A secretaria foi responsável pela produção da INDC do Brasil, o plano climático submetido às Nações Unidas antes da conferência do clima de Paris e articulado pela ministra Izabella Teixeira. Sua secretaria também foi responsável por produzir o Plano Nacional de Adaptação às Mudanças do Clima, que está em consulta pública.
Especialista em ecologia do cerrado, Klink fez doutorado na Universidade Harvard, nos EUA, e tem uma carreira em organizações ambientais. Foi presidente do Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), coordenador do Programa de Agricultura e Conservação da TNC (The Nature Conservacy) e é conselheiro científico do IEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil) e do Ipê (Instituto de Pesqusas Ecológicas). Seu substituto na secretaria ainda não foi definido.